Postagens populares

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

14 Perguntas sobre a Consagração Total

Compartilhe!




“Uma, porém, é a Minha Pomba, uma só a Minha Perfeita (...); as donzelas proclamam-na Bem-Aventurada, rainhas e concubinas a louvam. Quem é Essa que surge como a aurora, Bela como a lua, Brilhante como sol, Temível como um exército em ordem de batalha?” (Cântico dos Cânticos 6, 9-10).

Deste o início deste ano, temos a inspiração de que pelo “Cor Mariae”, a “Pomba voaria para todo o Brasil”.

Pomba que é na Bíblia a Presença do Espírito Santo, que é também a própria Virgem Maria (Can 6, 10-11), Esposa do Espírito Santo, e que cremos que é também esta Obra suscitado pelo “Espírito e a Esposa” (Ap 22, 17), que por meio das “pombas” e “leões” que fazem parte dela.

Com efeito, em nosso “arrastão de Consagrações”, através da proposta de São Luis Maria Montfort (no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”), preparado para Dezembro temos recebido contatos de todo o Brasil, e inclusive de fora dele (como do filósofo Olavo de Carvalho, que está nos EUA) querendo se unir conosco nesta Campanha.

Muitos tem nos colocado também as suas dúvidas a respeito desta Consagração, e como muitas perguntas tem se repetido, fizemos esta postagem na tentativa de esclarecer já as dúvidas mais comuns.

1. Em que a Consagração proposta por São Luis Maria Montfort se diferencia das demais consagrações a Santíssima Virgem?

A Consagração proposta por São Luis é uma Consagração TOTAL, da pessoa INTEIRA, como fala na própria fórmula da consagração, em “corpo, alma, bens exteriores, bens interiores, valor das obras boas passadas, presentes e futuras.”

E aqui é importante esclarecer: o que é este valor das boas obras?

Segundo o próprio São Luis explica, é o valor espiritual de todas as nossas obras de virtude, que se dá em 3 aspectos:

- Valor meritório: aumenta o nosso grau de glória no céu

- Valor satisfatório: diminui a nossa eventual pena no purgatório

- Valor impetratório: é o valor que podemos “aplicar”, oferecendo uma obra de virtude por uma intensão em particular

Por esta consagrações, nós nos entregamos inteiros a Virgem, e inclusive entregamos o valor das nossas boas obras, nos despojando daquilo que seria um “direito” nosso, para que Ela possa dispor deste valor livremente, e usar da forma como for Melhor.

Por exemplo: por esta Consagração, a Virgem pode usar o valor de uma boa obra nossa para converter uma pessoa do outro lado do mundo, que nem conhecemos, que só conheceremos no céu!

A explicação deste ponto encontra-se nos números 121 a 125 do Tratado.

2. Isto significa que esta consagração é superior as outras formas de consagração a Virgem?

Não necessariamente, SE em outra forma de Consagração a  pessoa se consagra com a consciëncia e a intensão de, entregando-se totalmente, consagrar também os seus bens espirituais, como explicamos acima, mesmo que a fórmula desta outra forma de consagração NÃO explicite isso.

O diferencial da forma proposta por São Luis Montfort é que a fórmula expressa isso claramente, e a leitura do livro, bem como os 33 dias de preparação que ele propõe, tem como objetivo preparar a alma para este ato de Consagração Total.

3. Isso significa que, fazendo a Consagração, eu poderei me prejudicar no sentido de sofrer mais no purgatório, por ter renunciado aos meus bens espirituais?

São Luis responde sobre isso claramente no Tratado (n. 133), e diz que NÃO!

Que Nosso Senhor e Sua Santíssima Mãe mais generosos neste e no outro mundo, com aqueles que mais generosos lhe forem nesta vida...

Ou não confiamos na Justiça e na Misericórdia de Deus?

Como acontecerá isso, não sabemos, é um mistério!

Pois está é a renúncia do Evangelho: é renunciar é ganahr cem vezes mais (Mc 10, 28-31). É perder pra ganhar.

Mais do que uma renúncia, poderia-mos dizer, a Consagração é um investimento; é colocar nossos bens mais preciosos nas Mãos Daquela que sabe administrá-los melhor do que nós, porque é a Grande Tesoureira de Deus; é colocar nossos bens na Arca do Imaculado Coração de Maria.

Alguns sugerem que Deus e Sua usem os bens espirituais de um consagrado para beneficiar outros consagrados.

Assim, os bens espirituais entregues nas Mãos Imaculadas da Virgem Maria multiplicam o seu valor, e os bens de um consagrado podem beneficiar  muitos outros consagrados, e todos aqueles que Deus desejar.

4. Isso significa que, tendo feito a Consagração, eu não poderei mais fazer pedidos a Deus e a Virgem?

Poderei, sim, é o que São Luis responde no Tratado (n. 132).

O que eu não poderei mais é OFERECER o valor das minhas obras por uma intensão PARTICULAR (ex: fazer um jejum por uma determinada intensão), pois o valor das minhas obras, no ato de Consagração, JÁ FOI OFERECIDO a Virgem, para que Ela, que sabe adminsitrar melhor do que, disponha livremente deste valor, para usa-lo segundo o Seu Coração.

Fazer PEDIDOS, eu posso; e com mais confiança ainda: pois serão os pedidos de um súdito que, por amor, entregou todos os seus bens a Sua Amada Rainha, e pede com a confiança de quem sabe que conta com toda a benevolência Dela.

Obs: São Luis ainda garante que essa Consagração é compatível com o estado de vida de cada um, e por isso NÃO prejudica os deveres de estado de cada vocação; por exemplo, de um sacerdote que, por dever ou outro motivo, deve oferecer a Santa Missa por alguma intensão particular; pois a Consagração deve ser feita segundo a Ordem de Deus e os deveres de estado de cada vocação (n. 124).

5. Em que sentido se dá a “escravidão”a Virgem Maria? Parece algo tão estranho este termo...

É “estranho” porque precisa ser compreendido em seu significado espiritual.

Se dá no mesmo sentido que a Virgem disse ao Arcanjo São Gabriel na Anunciação: “Eis aqui a Escrava do Senhor, faça-se em Mim conforme a Tua Palavra.” (Lc 1,38)

Se dá também no sentido do que Jesus viveu, como diz São Paulo aos Filipenses (F2, 7): “Aniquilou-se ma si mesmo, assumindo a condição de Escravo.”

São Luis mostra que naquela época não existia “servos / empregados” como existe hoje, e existia  apenas escravo.

A diferença é que o servo NÃO depende totalmente do seu senhor, o escravo depende!

A Virgem, em sua liberdade, é Escrava por Amor, porque quis se entregar inteiramente ao Serviço do Seu Amado, do Deus que Ela ama!

Por esta Consagração Total, seguimos o exemplo da Virgem, nos entregando, por amor, para sermos “escravos de Jesus”, ou “escravos de Jesus por Maria”, ou ainda “escravos de Maria”. Todos estes termos estão corretos, diz São Luis, entendendo bem o seu significado.

E por esta Consagração, seguimos também o exemplo de Jesus, que se submeteu totalmente a Sua Santíssima Mãe quando se encarnou e foi gerado por Ela!

As referências para este assunto estão nos números 68 a 77 do Tratado, e do número 139 a 143.

6. Há alguma prática exterior obrigatória para que a Consagração se efetive?

Não há no Tratado nenhuma evidência que ateste isso.

Pelo contrário: São Luis fala no Tratado (n. 226) que a Consagração é essencialmente INTERIOR.

E que as práticas EXTERIORES (oração do Rosário, do “Magnificat, prática da penitência, trazer junto de si um sinal externo da Consagração, ingresso em movimentos marianos, preparação de 33 dias de oração antes da Consagração, etc) são RECOMENDÁVEIS, mas NÃO são moralmente obrigatórios para um consagrado (pois NÃO se faz nenhum voto, nesse sentido, ao se fazer a Consagração), NEM são necessários para que a consagração seja válida.

Até porque São Luis  Montfort, que propõe todo este método de Consagração, NÃO criou a Consagração, nem é um “rito”que ele insituiu; inclusive ele fala de muitos santos que viveram essa Consagração antes dele.

O que São Luis nos dá é um método para nos ensinar e ajudar a se preparar e a viver esta Consagração.

7. Sou muito pecador! Isso é motivo para NÃO fazer a Consagração?

Não, senão ninguém se consagraria!

Vejo exatamente o contrário: se eu, Francisco, peco tanto sendo Consagrado e por isso tendo a plenitude das graças da Virgem, eu pecaria muito mais não sendo!

O que São Luis fala que é necessário (n.99), neste sentido, é a firme resolução de evitar o pecado mortal, o esforço para evitar outros pecados e a busca de uma autêntica vida de oração, penitëncia e apostolado.

O que, de alguma forma, é obrigação de todo o cristão...

8. Existe alguma data específica para que a Consagração seja feita?

Não há evidencias disso no Tratado, mas o costume é que seja em uma DATA MARIANA.

Neste “arrastão de consagrações” que estamos fazendo, estamos preparando um grupo para se consagrar em Dezembro.

9. Como são estes 33 dias de preparação?

São orações simples, mas como uma intensão profunda, que São Luis propõe que se faça durante 33 dias, renovando todos os anos quando se renova a Consagração, da seguinte forma (n. 227-233):

A lista das orações e os textos delas encontram-se no apêndice do Tratado, ao menos na ediçào das Vozes, com as traduções para o português; as orações podem ser rezadas em português):

- 12 dias preliminares pedindo o desapego do mundo, rezando a cada dia “Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”

- 1a semana pedindo o conhecimento de si mesmo, rezando a cada dia “Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora”

- 2ª semana pedindo o conhecimento da Virgem Maria, rezando a cada dia “Ladainha do Espírito Santo”, “Ave Maris Stela” e um Terço

- 3ª semana pedindo o conhecimento de Nosso Senhor, rezando a cada dia a “Ladainha do Espírito Santo”, “Ave Maris Stela”, “Oração de Santo Agostinho”, “Ladainha do Ssmo. Nome de Jesus” e “Ladainha do Sagrado Coração de Jesus”).

Para o grupo que estamos preparando para se consagrar em Dezembro.

10. No dia da Consagração, o que se faz?

Se comunga (estando devidamente preparado, evidentemente; recomenda-se inclusive a Confissão no própria dia, se possível), se escreve a fórmula da Consagração (se encontra no final do Tratado, chamada “Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas mãos de Maria”) e se assina, atestando a Consagração interior.

Recomenda-se ainda que neste dia se faça alguma forma de penitëncia (n. 231-232).

No “arrastão de consagrações” que estamos preparando, este dia será em Dezembro.

11. Preciso de um padre para fazer a Consagração?

Não há evidência nenhuma disso no Tratado, embora haja o sadio costume de Consagrar-se com o acompanhamento de um sacerdote.

Entretanto, se isso não acontecer, não parece de forma alguma prejudicar a Consagração, por ela se um ATO PESSOAL e INTERIOR.

12. Não li o Tratado ainda. Posso me Consagrar, ou iniciar os 33 dias de preparação, mesmo assim?

A nível geral, recomendo que NÃO se Consagre, e NEM MESMO que se inicie os 33 dias de preparação sem a leitura completa do Tratado, pois como se poderá preparar bem para a Consagraçao, sem a conhecê-la bem?

Além do mais, a Consagração é feita uma vez na vida, e portanto, é importante que se faça com esta preparação.

Até porque a Consagração poderá ser feito em outro momento mais para adiante, após a leitura do livro.

Provavelmente organizaremos outros "arrastões" para a Consagração em grupos em outras datas; e a Consagração também pode ser feita de forma de isolada, em uma data à livre escolha da pessoa (por exemplo, dia 01 de Janeiro é data mariana, Solenidade da Mãe de Deus).

Assim, recomendo que iniciem os 33 dias de preparação somente aqueles que completarem a leitura do Tratado até o dia 04 de Novembro.

13. Falhei em algum exercício prático nos 33 dias ou no dia da própria Consagração, ou então cometi algum pecado mortal durante a preparação. Devo desistir de me consagrar no dia que propus?

Recomendo, a nível geral, que NÃO desista, e faça Consagração!

Pois como dissemos, ela é um ato interior, NÃO depende necessariamente dos atos exteriores de preparação, o Demônio odeia a consagração, e poderá se utilizar de um escrúpulo nosso em não ter cumprido 100% a preparação para nos tentar a desistir de fazer.

Por isso, recomendo que NÃO se desista por algumas falhas nesse sentido.
No caso de uma queda em pecado mortal, que haja, evidentemente, arrependimento e se busque a Confissão o mais rápido possível.

14. É verdade que o demônio odeia esta Consagração?

Sim. O próprio São Luis profetiza que no futuro o Tratado seria odiado e perseguido pelo inferno, pelo tesouro espiritual que ele é.

Há inúmeros testemunho que, a partir do momento que a pessoa se decide a fazer a Consagração, inúmeros impedimento improváveis começam misteriosamente acontecer, o que a faz pensar em desistir.

Sabendo disso, saibamos que estamos entrando em uma guerra espiritual, e portanto sejamos firmes em não desistir, sabendo que temos ao nosso lado Aquela que Avança como a Aurora, Temível como um Exército em Ordem de Batalha (Ct. 6, 9-10), a Mulher Vestida de Sol (Ap 12,1)!

Conclusão:

Aqueles que ainda não ouvirem, recomendamos que escutem a palestra “Consagração Pefeita a Santíssima Virgem”, que aprofunda todos estes assuntos:


Link para baixar a palestra:

http://www.4shared.com/account/audio/d1_kxZaW/Cor_Mariae_09_-_Consagrao_Perf.html

Peço que aqueles que desejarem caminhar conosco nesta Consagração possam ir fazendo contato com Fabrícia Rodrigues - pelo e-mail rodfabricia@gmail.com - e possam inclusive, para o dia 08 de Dezembro, enviar seus nomes, para entragarmos juntos no Santo Sacrifício da Missa deste dia, em comunhão espiritual, pela nossa salvação, a salvação dos nossos e a salvação do Brasil.


Nos colocamos também a disposição, no mesmo e-mail, para esclarecer as demais dúvidas daqueles que querem caminhar conosco.

“Uma, porém, é a Minha Pomba, uma só a Minha Perfeita (...); as donzelas proclamam-na Bem-Aventurada, rainhas e concubinas a louvam. Quem é Essa que surge como a aurora, Bela como a lua, Brilhante como sol, Temível como um exército em ordem de batalha?” (Cântico dos Cânticos 6, 9-10).

Que nossa Mãe Santíssima nos guarde no Jardim do Seu Coração Imaculado!

Seu indigno escravo por amor,

Francisco Dockhorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...